Novidade: Vinho Verde
Publicado em outubro 26, 2011
Portugal é um país de longa tradição vinícola e o marco mais importante para a história do vinho no País foi a implantação da vinicultura pelos romanos – como também aconteceu nos demais países da Europa onde a viticultura tem maior expressão.
A região do Vinho Verde está situada ao norte de Portugal e é conhecida principalmente pela produção de vinhos brancos. São vinhos caracterizados pela cor amarelo palha, frescor, e aromas frutados e complexos. Os mais cobiçados vinhos verdes brancos são elaborados com 100% de uva Alvarinho. Outros vinhos brancos são elaborados com castas igualmente de origem portuguesa como o Loureiro e o Treixadura.
Os vinhos Verdes podem ser brancos e tintos. A palavra Verde não tem nenhuma ligação com o estado de maturação das uvas, que são obviamente sempre colhidas maduras, ou com a côr do vinho. Devido às características da região, os vinhos têm uma concentração maior de ácido málico, o que faz com que a fermentação continue após o período de vinificação. Um dos produtos desta fermentação é o ácido carbônico, que confere ao Vinho Verde a chamada ”agulha”, algo parecido com a sensação de bolhas na boca. O resultado é um vinho com grande frescor e uma sensação “gasosa”.
Aos brasileiros, que já trazem um pouco de vinho português no sangue, a Enoteca LePic apresenta algumas novidades:
Via Latina Alvarinho
Fruto da seleção das melhores uvas da casta Alvarinho produziu-se este vinho exclusivamente para a Vercoope. Um vinho com personalidade e aromas de frutas tropicais como limão, manga e maracujá. Na boca confirma as frutas sinalizadas no nariz com forte acento mineral e cítrico (casca de laranja). É um Alvarinho direto e que se destaca por seu frescor, corpo leve e final persistente. Acompanha muito bem pratos de peixe, mariscos e carnes leves podendo ser também apreciado como aperitivo.
Via Latina Loureiro
Leve, fresco e delicado, este é mais um Loureiro para o verão – a solo ou com comidas leves. No nariz é delicado com aroma de frutos tropicais. Na boca, possui boa acidez com gás ligeiro. Um vinho muito leve, ligeiramente adocicado e fresco. Termina curto, mas delicado.
Vinho Verde Via Latina
Jovem e frutado, este branco sabe ser fresco e levemente acído na medida certa. Sua cor citrino leve com laivos esverdeados é resultado da mistura de três castas, Loureiro, Trajadura e Pedernã. Com sabor de fruto tropical, é ideal para ser servido em dias quentes entre 8 e 10°C. Uma medalha de Prata Wine Masters Challenge 2011 em sua mesa.


Muito bacana a matéria, legal ver que os vinhos verdes ganharam um bom espaço nesses ultimos 15 anos